Pelo Amor à Sabedoria…
“Filosofia” significa literalmente “amor (phil) pela sabedoria (sophia)”. Trata-se da busca pelo conhecimento, pela verdade e por como viver uma vida boa (moralmente correta).
Campos da Filosofia
Existem vários ramos da filosofia. Um deles, e o mais fundamental, é a metafísica. A metafísica é o estudo do ser, ou o que significa ser real. Enquanto os biólogos estudam a vida na medida em que os seres estão vivos, os matemáticos estudam o ser enquanto quantificado, e os físicos estudam o ser físico ou em movimento, o metafísico investiga o que significa “ser” de modo geral. Eles fazem perguntas como: qual a diferença entre o Snoopy e um beagle que se pode levar para passear?
Outro ramo da filosofia é a epistemologia, que é o estudo do conhecimento. Os epistemólogos fazem perguntas como: “Como o conhecimento pode ser alcançado?”, “O que é o conhecimento?” e “Existe diferença entre conhecimento e crença?”
A filosofia moral busca saber o que significa ser bom no sentido moral. De onde vem a bondade e o que torna algo bom?
A lógica estuda o raciocínio correto e os erros (falácias) que às vezes são cometidos ao tentar construir um argumento racional.
A estética estuda a natureza da beleza e pergunta: “O que significa ser belo? A beleza é objetiva?”. E assim por diante.
A partir dessas categorias, existe um número incontável de outros campos filosóficos. A filosofia da matemática lida com a natureza dos números e questiona se os números são reais (por exemplo, o número 4 realmente existe?). Em outras palavras, ela lida com a natureza da matemática. A filosofia da ciência lida com a natureza da ciência. A filosofia da história lida com a natureza da história e do conhecimento histórico. Minha área é a filosofia da religião, que lida com questões como a existência de Deus, sua natureza, como falamos sobre ele, o problema do mal e a natureza dos milagres.
Todos são Filósofos?
Quando você diz algo que pretende ser verdadeiro, você está falando sobre a realidade e afirmando saber algo. Você também está fazendo uma afirmação lógica. Além disso, você está assumindo (explícita ou implicitamente) uma certa visão de como a linguagem funciona (filosofia da linguagem). Mesmo que você esteja apenas falando sobre a árvore no seu quintal, você está dizendo algo sobre a existência e a natureza da árvore. Não estou dizendo que todos são “filósofos” no sentido estrito e acadêmico. O que estou dizendo é que não é possível fazer declarações sobre o mundo, Deus ou a Bíblia sem adotar posições filosóficas, independentemente de você estar ciente delas ou não.
A Teologia Não Pode Evitar a Filosofia
O mesmo se aplica à teologia e aos estudos/interpretação bíblicos. Não podemos fazer afirmações teológicas sem usar a filosofia. Por exemplo, quando falamos sobre Jesus assumindo uma natureza humana, devemos entender o que é uma “natureza”. Esta é uma categoria filosófica. Quando um estudioso afirma que os intérpretes da Bíblia não podem ser objetivos por causa de seus vieses, ele está fazendo uma declaração filosófica sobre a natureza da objetividade, do viés, do sujeito que conhece e do próprio processo do conhecimento.
Longe de ser uma prática pagã, é assim que Deus nos fez. Ele nos fez seres racionais. É isso que nos diferencia de outros animais. A filosofia é útil e inevitável. Em vez de tentar evitá-la, deveríamos tentar nos tornar filósofos melhores e adorar a Deus com nossas mentes.
— Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?
Jesus respondeu:
— “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.” Este é o grande e primeiro mandamento.
Mateus 22:36-38 (NAA)
Recursos recomendados relacionados ao tópico:
[Nota do tradutor: recursos disponíveis em inglês]
Como a Filosofia Pode Ajudar Sua Teologia (“How Philosophy Can Help Your Theology”, em inglês) por Richard Howe (Conjunto em MP3), (Conjunto para Download em mp4), e (Conjunto em DVD)
Sua Habilidade de Pensamento Mais Importante (“Your Most Important Thinking Skill”, em inglês) por Dr. Frank Turek (DVD), (Download em mp4)
Cristão Contra a Cultura: A Bíblia é Verdadeira? (“Counter Culture Christian: Is the Bible True?”, em inglês) por Frank Turek (Mp3), (Mp4), and (DVD)
Quando a Razão Não É a Razão da Incredulidade (“When Reason Isn’t the Reason for Unbelief”, em inglês) por Dr. Frank Turek (DVD) and (Mp4)